Pinhalzinho inscreve sete projetos em Prêmio Nacional de Educação
Trabalhos foram selecionados para o XIII Prêmio Ação Destaque, que acontece em Curitiba A rede municipal de ensino de Pinhalzinho teve sete projetos aceitos para apreciação pela banca examinadora do XIII Prêmio Ação Destaque, um dos mais importantes do país na área de sistemas de ensino. Promovido pela Editora Opet com seus parceiros na área pública – municípios que utilizam os materiais didáticos e recursos pedagógicos Sefe, o Ação Destaque reconhece, divulga e premia os melhores projetos desenvolvidos por professores e gestores.

Da rede municipal de Pinhalzinho foram aceitos os seguintes trabalhos: na Categoria 3 – Ensino Fundamental Anos Iniciais 1º ao 3º Ano (Coleções Caminhos e Vivências e Meu Ambiente), os projetos das professoras Daiane Klafke - “Semeando ideias colhendo sustentabilidade” e Juline Schuh - “Conhecendo o corpo através dos sentidos”. Na Categoria 4 – Ensino Fundamental Anos Iniciais 4º e 5º Ano (Coleções Caminhos e Vivências e Meu Ambiente), o projeto da professora Eliane Maria Kremer - “O arco-íris se mostra e se desfaz”. Na Categoria 5 – Ensino Fundamental Anos Finais e Médio (Coleção Ser e Viver Cidadania, Coleção Cidadania e Coleção Meu Ambiente), o projeto da professora Edina Da Silva Feil - “Explorando o Passado: Estudo Sobre Fontes Históricas”. Na Categoria 6 – Ações com Familiares (Coleções Entrelinhas para familiares e/ou Família e Escola e/ou Encontro com Familiares e/ou Família Presente), o projeto da professora Elizana Menegotto Soldi - “Aproximando escola e família”. E, na Categoria 7 – Especialistas - Arte, Educação Física e Língua Inglesa (que utilizam os materiais didáticos e recursos pedagógicos OPET: Coleção Joy, Coleção Caminhos e Vivências, Coleção Ser e Viver Cidadania), os projetos dos professores Alex Griebler - “Atletismo: Uma modalidade que possibilita novos caminhos, novas conquistas e experiências” e Gabriele Borges - “Pedaços de papel: do lixo ao luxo”.
Com a aprovação para leitura, os projetos entram na etapa de avaliação, concorrendo com os demais trabalhos aprovados em cada categoria. Ao todo, nas oito categorias que contempladas pelo Prêmio Ação Destaque, estão sendo apreciados 493 trabalhos de 65 municípios das cinco regiões do país.
A partir da leitura e análise pelos pareceristas, nas próximas semanas a Editora vai divulgar os projetos finalistas. Seus autores virão a Curitiba para apresentar os trabalhos na etapa final do Ação Destaque, que acontece dentro do XI Seminário de Gestores Municipais, de 20 a 22 de novembro.
Recorde de trabalhos – “Neste ano, chegamos a 493 projetos inscritos. O número é cerca de 30% maior, por exemplo, que o dos trabalhos aceitos para leitura na edição do ano passado”, observa Cliciane Élen Augusto, gerente pedagógica da Editora Opet e organizadora do Prêmio Ação Destaque. E o que isso significa? “Significa engajamento dos nossos professores e gestores parceiros e, com certeza, engajamento das redes municipais, que incentivaram seus profissionais a se inscrever e a mostrar seu talento”, avalia Cliciane.
Para o diretor de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Pinhalzinho, Ederson Lauschner, a aprovação dos sete projetos para o Ação Destaque mostra o engajamento dos professores. “Em Pinhalzinho, trabalhamos com uma perspectiva de evolução constante da educação e de melhoria da aprendizagem, e nossos professores são figuras muito importantes neste processo. Agradecemos à Editora Opet pela oportunidade de mostrar nossos projetos e o talento dos nossos docentes. Vamos torcer para que eles cheguem à etapa final”, observa.
Texto: Rodrigo Wolff Apolloni, jornalista - Sindijor-PR 1217V
Arte Edição: Mauro de Oliveira / Ascom Prefeitura de Pinhalzinho
Nos termos da Lei n. 2790/2022, informa-se que o Poder Executivo de Pinhalzinho/SC não teve gastos para a criação deste material.